sexta-feira, 18 de junho de 2010

Planet Roots

A Planet Roots é um dos maiores ícones da música reggae no Sul do Brasil, tendo como inspiração o músico Bob Marley. Além das bandas Alpha Blondy e Steel Pulse, entre outras que reforçam um estilo não só do reggae cadenciado e lento, mas igualmente do som mais agitado sem perder as raízes.
A banda começou atividades em meados de 1996. No verão de 1997, gravou uma fita “demo”, contando com uma boa execução na rádio Ipanema FM de Porto Alegre. As primeiras apresentações surgiram em faculdades e bares de Porto Alegre, cidade do grupo. Bastou a virada do ano para que os guris começarem uma tournê pelo litoral gaúcho, passando por várias praias, em eventos de surf e bares.
O primeiro CD demo surgiu em 1999, contendo no repertório cinco músicas PRÓPRIAS, incluindo “Porto de Raiz”, tornando o hit mais conhecido, já que homenageava os regueiros do sul.
A trajetória da banda evoluiu. Eventos importantes no sul, como a abertura de vários shows da banda Tribo de Jah e também de festivais, como Reggae às Pampas, passaram a fazer parte da agenda da banda gaúcha. Junto, veio o respeito.
Para a felicidade dos guris da Planet Roots, em 2000, a gravadora Som Livre se interessou pela cena reggae gaúcha e aprovou um cd de coletâneas. Direto do Bar Opinião, em Porto alegre, a banda gravou, ao vivo, o cd “Reggae às Pampas”. A banda participou com duas músicas:
“Ela” e “Porto de Raíz”. As duas gravações se transformaram em grandes hits no sul.
O ano de 2002 correu muito bem para a banda: participou de mais duas coletâneas, a “Dreadlocks”, com várias bandas nacionais e do CD “Baladas do Bom Fim”, uma homenagem ao grande músico gaúcho Nei Lisboa. A banda interpretou a música “Dirá Dirás”. Ainda em 2002, rola shows juntamente com a banda Djambi do Paraná e também com Ras Bernardo, ex-vocalista do Cidade Negra. Foram shows incríveis.
Após três anos do primeiro cd, mais um. Deste vez a coletânia Central Reggae foi produzida por Fauzi Beydoun da banda Tribo de Jah.
Juntamente com bandas de todo o país, A Planet Roots participa gravando sua música “Tente não Ver”.
O primeiro CD …
No Inicio do ano de 2003, começaram as gravações do primeiro CD da Planet Roots. Concluídas as gravações, o lançamento ocorreu em setembro pelo Selo Orbeat Music. O CD tem 13 faixas e conta com participação de vários músicos de renome do Rio Grande do Sul, como Rick Carvalho baixista da banda Motivos Obvios, Sid Poffo tecladista da banda Diretoria. O CD foi lançado com músicas inéditas e para todos os gostos, tendo como principais temas o amor, descontentamento social e um som de verão, com muita alegria.
No primeiro semestre de 2005 foi lançado em São Paulo mais um cd de coletânea com a participação da banda Planet Roots, chamado “Reggae pro Coração, pelo selo “Circuito Reggae”,com a faixa “Minha Menina”.
Que venha o segundo…
A banda não parou. No segundo semestre de 2005, os guris preparam as gravações do segundo cd, tendo a produção musical de Cau Netto, tecladista da banda Papas da Língua. Primeiramente foi lançado apenas o single, com a música “ Bem Perto”. A mais pedida nas rádios no interior do Rio Grande do Sul.
No mês de dezembro de 2005, é lançado mais um cd coletânea de reggae nacional em São Paulo, chamado Circuito Reggae 10, tendo a participação da Planet Roots com a música “Sexta-Feira”. Gravaram, também, o videoclip do single “Bem Perto” , produzido pela Unisinos.

0 comentários:

Postar um comentário