quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Contos de um Regueiro...5

Salve povo Rasta!!!
De maneira sucinta vamos falar sobre o Surgimento do Reggae.
Primeiro vamos dar uma aprofundada na Etimologia da palavra Reggae.
À algumas versões sobre a origem do nome reggae; uma delas citadas por Bob Marley, diz que a palavra Reggae veio de um termo espanhol que significaria "música do Rei", que por sua vez, em sua origem derivada do Latim, seria "Regi"(para o Rei).
O reggae foi uma evolução do ska, que foi ficando mais lento; um dos motivos seria as reclamações dos dançarinos da época, que reclamavam do calor que sentiam ao dançar o rápido ritmo; o Reggae teve sua origem na Jamaica por volta do fim da década de 60 e é uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.
Na década de 60 começam a surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson, Bob Andy, Burning Espear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusavam a tocar reggae. Somente a partir da década de 1970, o reggae toma corpo com cantores que ganham o mundo da música. Bob Marley, Jimmy Cliff , Peter Tosh, entre outros, tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo.
O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 1970 e 1980. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura rastafariana, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.
O Reggae no Brasil: Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo : Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus(Natiruts) e Sine Calmon & Morro Fumegante.

0 comentários:

Postar um comentário